CGTI Norte

Fundada em 5 de maio de 2008 em Porto Velho – RO, esta sede regional foi estabelecida para apoiar a inovação e desenvolvimento do Norte do país. Apresentando uma visão bastante similar à sede do Nordeste, buscando estruturar as equipes executoras dos projetos mantendo a proporção de um terço de pesquisadores do Norte, um terço de pesquisadores de outras regiões e um terço de professores especializados no tema do projeto (indiferente da região de onde venham). Após extenso estudo a equipe do CGTI concluiu que, apesar de ainda haver flexibilidade para alterações nas proporções conforme as especificidades de cada projeto; esse é o modelo ideal para proporcionar o maior desenvolvimento e disseminação de conhecimento possível.

Através dos colaboradores locais é possível valorizar e reter os pesquisadores da região. Já os pesquisadores vindos de outras regiões trazem conhecimento e experiências diferentes possibilitando, através da integração, um incremento na capacitação dos participantes. Por fim os professores especializados contribuem disseminando seu conhecimento e propiciando aperfeiçoamento técnico e acadêmico aos envolvidos.

Aplicando este modelo de pesquisa o CGTI Norte se integra às instituições de ensino e grandes empresas da região se estabelecendo como centro de excelência em desenvolvimento e inovação regional.

PORTO VELHO/RO | CNPJ: 06.062.204/0003-03
R. Mário Quintana, 4585 – Bairro Rio Madeira – CEP 76821-474 – Tel.: (69) 3225-3635

CGTI Nordeste

Fundado em 4 de Junho de 2008, em Recife – PE, a sede do CGTI Nordeste ocupa atualmente os 3 pavimentos superiores do prédio onde na década de 80 funcionava o antigo Hotel da Praia, localizado na Rua da Praia, no bairro de São José, centro da capital Pernambucana.

O  CGTI Nordeste conta com ampla e moderna estrutura, dividida em três pavimentos de 145 m2 cada, totalizando 435 m2, sendo dois deles destinado à estrutura laboratorial e um pavimento administrativo. O laboratório do CGTI NE possui equipamentos e estrutura para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para prestação de serviços voltados a análise físico, química e bacteriológica de água, ensaios ecotoxicológicos, avaliação de emissões atmosféricas e material particulado, dentre outros. Contempla ainda protótipos e unidades piloto resultantes dos projetos de P&D em andamento.

O desenvolvimento de pesquisas possui foco na entrega de soluções, registro de patentes e conta com um estreito relacionamento com a indústria/setor produtivo. Para tanto, o CGTI Nordeste conta com um corpo técnico multidisciplinar especializado, composto por especialistas, mestres e doutores com vasta experiência em diversos campos de atuação, abrangendo diferentes áreas, tais como: engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia ambiental, engenharia de produção, química, química industrial, biologia, biotecnologia e nanotecnologia. Promove ainda o intercâmbio entre os pesquisadores das diferentes regiões onde está presente, provendo as condições necessárias para transformar ideias e projetos em soluções inovadoras.

Ao longo de seus 7 anos de atuação, o CGTI Nordeste estabeleceu parcerias com importantes universidades e centros de pesquisa da região, como a UFPE, UPE, UNICAP, CETENE e ITEEM se configurando como centro de excelência em desenvolvimento e inovação regional.

RECIFE/PE | CNPJ: 06.062.204/0002-14
R. da Praia, 11 – 1º Andar – Bairro São José – CEP 50020-550 – Tel.: (81) 3031-8283

CGTI Sudeste

Fundado em 2003, ocupa-se prioritariamente da gestão dos projetos executados pelo CGTI e por suas parceiras, tendo vasto corpo administrativo, financeiro, de gestão e acompanhamento, sendo o centro das atividades desenvolvidas nas demais unidades com capacidade para atual gestão de 40 projetos de pesquisa.

Utiliza as práticas mais recentes de gestão de projetos, e conta com profissionais capacitados nas áreas de administração, economia, contabilidade e engenharias, permitindo um acompanhamento completo dos processos internos necessários em cada projeto e também o acompanhamento das linhas estratégicas onde estes projetos estão inseridos, por toda a cadeia de inovação.

Juntamente com as atividades de gestão e coordenação dos projetos de P&D, adotou inicialmente a estratégia para capacitação de Universidades e Laboratórios regionais, equipando, reformando e ampliando estruturas de entidades parceiras, como aconteceu com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Laboratório de Polímeros e de Nanotecnologia, a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – Laboratório de Microeletrônica e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – Laboratório de Alta Tensão para atender projetos de Pesquisa e Desenvolvimento desenvolvidos em parceria com as mesmas.

Aportou também em seus projetos investimento em empresas nacionais, como o Laboratório Universal – Laboratório de Óleos com ampliação de espaço, modernização do layout e aquisição de materiais diversos e de novo reator para atender a Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Óleos Vegetais, Biodegradáveis e Solúveis Alternativos ao Óleos Minerais.

Designu Engenharia – Laboratório de Mecatrônica; Calibradores, Medidores de Pressão, Medidores de Vazão e Equipamentos de Informática para atender à Projetos de Sistemas de Selagem, Supervisão, Controle de Transformadores de Potência, Automação de Centrais Hidroelétricas.

E finalmente centros de pesquisa parceiros, que receberam através de projetos de execução do CGTI investimento para seus laboratórios: Centro de Pesquisas Ricardo Archer – CenPRA – Laboratório de Prototipagem com a Capacitação de seus Operadores, além de Aquisição de Insumos para Impressora tridimensional.

Estas ações se deram através de convênios firmados e apoiado por políticas de financiamentos regionais, através de capital oriundos dos desenvolvimentos realizados e em andamento, dentro de uma política de economicidade com a utilização de estruturas e capacitações laboratoriais já existentes.

Essa diretriz foi ampliada recentemente por decisão do Conselho da Entidade, com o planejamento do terceiro laboratório em Campinas/SP para atender as necessidades sistemáticas e com carência regional.

CAMPINAS/SP  (MATRIZ) | CNPJ: 06.062.204/0001-33
R. dos Expedicionários, 1325, Sousas – CEP 13106-028 – Tel.: (19) 3258-9076

ITAJUBÁ/MG 
Av. BPS, sala 20, Pinheirinho, CEP 37500-903 – Tel.: (35) 3591-9905