O principal objetivo do CGTI é a integração de forças e competências internas e externas que permitam a efetiva realização da inovação no mercado, encontrando caminhos e soluções em empresas, indústrias, órgãos governamentais e não governamentais, universidades, laboratórios e pesquisadores.

Formando-se assim, a partir de estrutura e organograma que priorizam a Gestão da Inovação, as estratégias necessárias para a efetiva implantação dos resultados dentro da Cadeia de Inovação.

Aqui explicamos o funcionamento e práticas adotadas pelo CGTI para a gestão de seus projetos.

As atividades de gestão incluem:

  • Disponibilização de estrutura física para a realização de reuniões, eventos e workshops;
  • Estruturação de Propostas e Ideias Inovadoras: iniciando pela prospecção de necessidades mercadológicas e problemas técnicos/estratégicos, levantamento de estado da arte sobre as tecnologias disponíveis, contato com especialistas e pesquisadores que atuam sobre o assunto, levantamento de limitações enfrentadas pelas financiadoras e levantamento de normas estabelecidas por órgãos reguladores, finalizando com a seleção de propostas com potencial de desenvolvimento e mercadológico;
  • Levantamento de recursos necessários para a execução do escopo do projeto;
  • Apontamento de recursos complementares ainda não elencados na proposta;
  • Planejamento físico e financeiro do projeto;
  • Ajustes processuais para atendimento de contratos;
  • Treinamento a coordenadores com formação técnica para acompanhamento de cronogramas e envolvimento com equipe;
  • Definição de procedimentos padronizados: relacionados à gestão administrativo-financeira do projeto;
  • Definição e padronização de entrega de produtos técnicos;
  • Gestão dos recursos financeiros do projeto;
  • Reuniões de início do projeto com as financiadoras e executores;
  • Reuniões mensais de acompanhamento financeiro e físico;
  • Reuniões semanais de acompanhamento junto ao corpo técnico;
  • Elaboração e atualização mensal dos Relatórios de Execução Financeira do Projeto;
  • Entrega de documentos finais e produtos do projeto;
  • Digitalização e arquivamento pelo período de 10 anos;
  • Eventos de treinamento e divulgação.