O CGTI, através de seu programa de Bolsas de Pesquisa, tem por objetivo apoiar a capacitação de recursos humanos e incentivar participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento e formação.

Assim, financia e incentiva a busca por aprimoramento individual, regional e nacional e o desenvolvimento dos setores industrial e de serviços, bem como dos seus métodos, processos e produtos empregados através do desenvolvimento da inovação.

Com ótimos resultados na utilização efetiva de ferramentas de fomento à tecnologia como a Lei do Bem (11.196/05), Lei da Inovação (10.973/04) e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (9.991/00), o CGTI estrutura suas equipes de pesquisadores oferecendo um programa de bolsas de pesquisa diretamente ao pesquisador ou através de convênios com empresas privadas e com faculdades, universidades e suas fundações.

As Bolsas de Pesquisa oferecidas pelo CGTI estão sempre relacionadas a projetos em andamentos, assim disponibiliza ao pesquisador não apenas o valor monetário da bolsa, mas também uma equipe e estrutura para o desenvolvimento pretendido.

Categorias

1. Pesquisa

Incentiva profissionais de nível superior e médio que apresentem ações na condução ou exercício de atividades de pesquisa pura ou aplicada, ou que estejam atuando na nucleação de novas áreas.

2. Desenvolvimento tecnológico

Incentiva profissionais de nível superior e médio que apresentem ações na condução ou exercício de atividades de desenvolvimento tecnológico, ou que estejam atuando na nucleação de novas áreas.

3. Desenvolvimento industrial

Incentiva profissionais de nível superior e médio que apresentem ações na condução ou exercício de atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, ou que estejam atuando na nucleação de novas áreas

4. Gestão

Incentiva profissionais de nível superior e médio que apresentem destacado desempenho na condução ou exercício de atividades relacionadas com a gestão tecnológica de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

5. Formação em Ciência e Tecnologia

Incentiva o interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento científico e tecnológico em estudantes do 2º e 3º graus que se habilitem a participar das atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial.

6. Participação em evento ou atividade

Apoia a participação do profissional de nível superior e de nível médio em eventos ou atividades de ciência e tecnologia relacionados com suas atividades de pesquisa.

Tipos de Bolsas e Requisitos Mínimos

1. Pesquisa

1.1. Tipo I – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 12 (doze) anos de experiência em sua especialidade e comprovada produtividade científica, que esteja exercendo atividade de pesquisa em um projeto considerado pelo CGTI como de inovação científica ou tecnológica.

1.2. Tipo II – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência em sua especialidade e comprovada produtividade científica, que esteja exercendo atividades de pesquisa em um projeto considerado pelo CGTI como de inovação científica ou tecnológica.

1.3. Tipo III – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 4 (quatro) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividades de pesquisa em um projeto considerado pelo CGTI como de inovação científica ou tecnológica.

1.4. Tipo IV – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 02 (dois) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividades de pesquisa em um projeto considerado pelo CGTI como de inovação científica ou tecnológica.

1.5. Tipo V – Destinada ao profissional de nível superior, recém-graduado e que esteja exercendo ou deseje exercer atividades de pesquisa em um projeto considerado pelo CGTI como de inovação científica ou tecnológica.

1.6. Tipo VI – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência como assistente de pesquisa em atividades de desenvolvimento científico.

1.7. Tipo VII – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 04 (quatro) anos de experiência como assistente de pesquisa em atividades de desenvolvimento científico.

2. Desenvolvimento Tecnológico

2.1. Tipo I – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 12 (doze) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividade de desenvolvimento tecnológico considerado pelo CGTI como altamente relevante.

2.2. Tipo II – Destinada a profissional de nível superior com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividades de desenvolvimento tecnológico em um projeto considerado pelo CGTI como altamente relevante.

2.3. Tipo III – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 04 (quatro) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividades de desenvolvimento tecnológico em um projeto considerado pelo CGTI como altamente relevante.

2.4. Tipo IV – Destinada ao profissional de nível superior, com pelo menos, 02 (dois) anos de experiência em sua especialidade e que esteja exercendo atividades de desenvolvimento tecnológico em um projeto considerado pelo CGTI como altamente relevante.

2.5. Tipo V – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico.

2.6. Tipo VI – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 4 (quatro) anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico.

3. Desenvolvimento Industrial

3.1. Tipo I – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 12 (doze) anos de experiência em sua especialidade e que esteja executando atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, considerado pelo CGTI como altamente relevante.

3.2. Tipo II – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência em sua especialidade e que esteja executando atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, considerado pelo CGTI como altamente relevante.

3.3. Tipo III – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 04 (quatro) anos de experiência em sua especialidade e que esteja executando atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, considerado pelo CGTI como altamente relevante.

3.4. Tipo IV – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 01 (um) ano de experiência em atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, considerado pelo CGTI como altamente relevante.

3.5. Tipo V – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 08 (oito) anos de experiência em atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais, considerado pelo CGTI como altamente relevante.

3.6. Tipo VI – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 3 (três) anos de experiência em atividades de desenvolvimento, aprimoramento, certificação ou homologação de novos produtos industriais , considerado pelo CGTI como altamente relevante.

4. Gestão 

4.1. Tipo I – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 10 (dez) anos de experiência na condução ou exercício de atividades relacionadas com a gestão tecnológica e da inovação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

4.2. Tipo II – Destinada ao profissional de nível superior com, pelo menos, 05 (cinco) anos de experiência na condução ou exercício de atividades relacionadas com a gestão tecnológica e da inovação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

4.3. Tipo III – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 10 (dez) anos de experiência na condução ou exercício de atividades relacionadas com a gestão tecnológica e da inovação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

4.4. Tipo IV – Destinada ao profissional de nível médio com, pelo menos, 05 (cinco) anos de experiência na condução ou exercício de atividades relacionadas com a gestão tecnológica e da inovação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

5. Formação em Ciência e Tecnologia 

5.1. Tipo I – Destinada a estudantes de nível superior, em área científica ou técnica, regularmente matriculado, cursando o seu último ano de graduação e desenvolvendo seu trabalho de graduação em assuntos considerados como altamente relevantes pelo CGTI.

5.2. Tipo II – Destinada a estudantes de nível superior, em área científica ou técnica, regularmente matriculado, que esteja cursando um dos dois últimos anos de sua graduação e desenvolvendo seu trabalho de graduação em assuntos considerados como relevantes pelo CGTI.

5.3. Tipo III – Destinada a estudantes do ensino médio, em área técnica, regularmente matriculado, que esteja cursando o seu último ano de formação e participando de atividades consideradas como altamente relevantes pelo CGTI.

6. Participação em Evento ou Atividade

6.1. Destinada a fomentar a participação de recursos humanos em eventos ou atividades de ciência e tecnologia relacionados com projetos de pesquisa considerados como relevantes pelo CGTI.