É a Inovação Nacional que o CGTI acredita ser sua maior contribuição para a sociedade, obtida através de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, voltados para a melhora da qualidade na geração, distribuição e utilização da energia, visando a maior eficiência e sustentabilidade em longo prazo.

O CGTI disponibiliza para seus projetos: conhecimento, motivação e estrutura, para proporcionar as melhores práticas alcançadas em toda a cadeia de fornecedores e produtores, até a entrega ao consumidor final.

Com 80 pesquisadores atuantes no momento, o CGTI dispõem em sua rede mais de 350 pesquisadores colaboradores com experiência nos mais variados campos do conhecimento, disponibilizados para a formação e execução de projetos formatados de acordo com as necessidades apresentadas pelo objeto do projeto e seus financiadores.

Estes pesquisadores estão divididos em grupos de conhecimento conforme as finalidades e mercados a que são disponibilizados, sendo eles Indústrias, Distribuidoras, Transmissoras, Geradoras e Comercializadoras de Energia.