CitenelTransformador Verde recebe prêmio no IV Citenel realizado em Araxá

O Transformador de distribuição denominado Transformador Verde®, desenvolvido para ser menos agressivo ambientalmente e de maior vida útil, foi apresentado pelo engenheiro Vagner em Araxá (MG), no IV Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel). Dentre 122 trabalhos técnicos foi destacado para receber a Menção Honrosa Informe Técnico – Primeiro Lugar.

Vagner Vasconcelos, colaborador da CPFL Energia e gerente do projeto desde o início de sua execução, comentou que este é o resultado de um trabalho sério e uma gestão profissional que a CPFL Energia vem desenvolvendo para a inovação tecnológica, sempre buscando gerar resultados concretos inclusive para o mercado.

Este projeto de Pesquisa e Desenvolvimento iniciado em 2002, foi desenvolvido pela B&M Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a fabricante de transformadores Itaipu e CGTI para a CPFL Piratininga. Após inúmeras análises e desenvolvimento de protótipos testados em campo, agora se encontra em produção de escala industrial.

Como cabeça de série, a CPFL adquiriu 250 transformadores em 2006 e em 2007 mais 250 unidades. Dispondo mais de 2.000 unidades.

O transformador trouxe outras inovações bem sucedidas além do uso do óleo vegetal (biodegradável), como também redução na dimensão e peso (redução de 85Kg), maior potência, menos perdas no ferro, novo desenho do núcleo e comutador de taps externo.

Veja também